Meu nome é Carlos Rodrigues Brandão
Nasci em 14 de abril de 1940. Nasci no Rio de Janeiro, em Copacabana, no “Posto Dois e Meio”, a uma quadra do mar imenso. Vivi ali dez anos do começo de minha vida, e depois vivi mais quinze anos na Gávea. Assim, vivi os meus primeiros vinte e cinco anos de vida no Rio de Janeiro. Em 1966 eu me casei com uma goiana e fui morar No Planalto Central, entre Brasília e Goiânia.
Em agosto de 1967 ingressei como professor na Universidade de Brasília, e fui um professor durante oito anos em Goiás.
Entre colégios do Rio de Janeiro oscilei entre um “mau” e um “precário” aluno. Mas desde muito cedo comecei a escrever. Era seguidamente punido em meus colégios, e ganhava pequenos concursos escolares de “redação”.
Escrevo até hoje quando me vejo chegando aos 80 anos.
Quando saí dos colégios entrei na universidade e nunca mais saí dela. Em 2017 completei 50 anos de vida de professor. Formei-me em psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Tornei-me um antropólogo, através de um mestrado da Universidade de Brasília. Fiz o meu doutorado em ciências sociais na Universidade de São Paulo. E daí em diante percorri passo a passo o costumamos chamar de “carreira universitária”, até tornar-me um professor livre-docente em antropologia simbólica, da Universidade Estadual de Campinas. Ainda hoje sou professor colaborador dela.
Desde quando aposentado na UNICAMP foi professor visitante em cinco universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo, a de Uberaba, a Federal de Goiás, a Federal de Uberlândia e a Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente é professor colaborador do Mestrado em Tradições Culturais do Cerrado, da Universidade Estadual de Goiás.
Desde o seu ingresso na vida universitária, ainda como estudante tornei-me um militante ativista junto a movimentos sociais, atuando principalmente através da educação popular.
Sou comendador da Ordem do Mérito Científico pelo Ministério de Ciência e Tecnologia; doutor honoris causa da Universidade Federal de Goiás; professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia; professor emérito pela Universidade Estadual de Campinas e doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Lujan, na Argentina. E sou também Fellow do St. Edmund's College, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Escrevo desde menino. Mais tarde comecei a publicar os livros e outros escritos que poderão ser encontrados aqui. São livros de pesquisas e estudos em antropologia e em educação. E também livros de literatura, entre contos e poesias.
Mas na parede de minha casa os únicos diplomas que tenho pendurados são: o de escoteiro, o de guia excursionista, o de guia escalador, o de haver escalado do Dedo de Deus, e o de haver percorrido o Caminho de Santiago.
Tenho uma filha, um filho, dois netos e uma neta.
Escrevi artigos, capítulos de livros e livros de contos e de poesia, de educação e de antropologia.
Em uma outra página vocês encontrarão a relação deles.
Todos os meus livros estarão relacionados ali. E os que estiverem livres de editoras estarão disponíveis para serem baixados, impressos, etc.